Os 10 maiores JRPGs PS1 (de acordo com o Metacritic)

O PlayStation original recebeu os maiores JRPGs de todos os tempos. Para demonstrar, cavamos no Metacritic para classificar os melhores títulos de JRPG no PS1.

Quando se trata de jogos de RPG, o PlayStation tem alguns dos melhores jogos do gênero que já foram lançados. A popularidade da série Final Fantasy ajudou a trazer mais JRPGs do gênero para o ocidente, com muitos desses títulos ganhando um grande número de fãs. Embora houvesse alguns portes de RPGs ocidentais para PC, como Diablo e Legacy of Kain: Blood Omen, era o JRPG que era o gênero mais dominante no sistema. Em termos de mecânica de jogo e narrativa, o console doméstico era mais adequado ao gênero do que RPGs complexos como Baldur’s Gate, que também foi lançado nessa época.

No entanto, isso não significa que os JRPGs não sejam tão conceituados quanto seus colegas ocidentais, pois muitos desses jogos ainda estão sendo jogados e procurados hoje e alcançando preços altos no eBay. Vamos dar uma olhada em 10 dos RPGs mais bem cotados de acordo com o Metacritic.

10° – Xenogears (Metascore 84)

Lançado em 1998, Xenogears foi lançado exclusivamente para o PlayStation.

Xenogears é um RPG de ficção científica que ainda é considerado uma das histórias mais maduras e inteligentes dos jogos. Com temas fortes construídos em torno de religião e filosofia, o jogo é tão eficaz agora quanto era há vinte anos.

9° – Lunar 2: Eternal Blue Complete (Metascore 86)

Lunar 2: Eternal Blue Complete foi desenvolvido pela Game Arts e lançado em 1998. É um port retraduzido aprimorado do original lançado para o Sega Saturn em 1994. O jogo foi traduzido e publicado pela Working Designs, que construiu uma grande reputação baseada em seu trabalho e fantásticos conjuntos de caixas de edição limitada.

A história de Eternal Blue se passa mil anos após os eventos de Silver Star Story e segue o protagonista Hiro que se envolve com uma garota misteriosa chamada Lucia. Juntos, eles embarcam em uma missão para impedir que um ser maligno chamado Zophar acabe com o mundo.

8° – Alundra (Metascore 86)

Alundra também é conhecido como The Adventures of Alundra em territórios europeus é um RPG de aventura que foi lançado para o PlayStation em 1997. É o sucessor espiritual de Landstalker um jogo que foi lançado no Sega Genesis/Megadrive.

O jogo atraiu comparações com  The Legend of Zelda: Link to the Pastdevido ao compartilhamento de muitas das mesmas mecânicas de jogo. Alundra também é um dos poucos RPGs no PlayStation que não foi baseado em turnos e implementou hack-and-slash e plataformas em seu combate e exploração.

7° – Alundra (Metascore 89)

Originalmente lançado em 1997 no PlayStation Grandia foi desenvolvido pelos criadores de Lunar: Silver Star Story, Game Arts. O jogo foi remasterizado e lançado novamente ao lado de Grandia II para o Nintendo Switch como parte da Grandia HD Collection.

Assim como a série Lunar , Grandia é uma aventura leve com um sistema de batalha que está acima de seus pares. Seu sistema rápido baseado em turnos permitia que os personagens se movessem livremente pelo campo de batalha com um medidor mostrando os heróis e os turnos do inimigo.

6° – Final Fantasy VIII (Metascore 90)

Final Fantasy VIII foi lançado pela primeira vez no PlayStation em 1999. Foi lançado e remasterizado em 2019 para o PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC. A oitava parcela foi um desvio de seu antecessor em termos visuais, usando personagens de proporções realistas.

O jogo é uma fantasia de ficção científica com suas cidades e vilas parecendo futuristas. No entanto, apesar das armadilhas de ficção científica, o jogo não se afastou muito dos temas de fantasia e ainda apresentava criaturas mitológicas e uma feiticeira do mal como principal antagonista do jogo.

5° – História Vagrant (Metascore 92)

Vagrant Story foi lançado para o PlayStation em 2000. Foi dirigido e produzido por Yasumi Matsuno, que também criou Final Fantasy Tactics e eventualmente desenvolveria Final Fantasy XII . Todos os três jogos acontecem no mundo de Ivalice e foram nomeados pela Square e Matsuno como parte da  Ivalice Alliance . Assim como esses jogos, é um conto muito mais sombrio do que o que geralmente é visto na série  Final Fantasy  .

Vagrant Story é um rastreador de masmorras que implementou um sistema de combate em tempo real que permite ao jogador pausar o jogo e mirar em diferentes partes do corpo. O sistema também exigia que os jogadores encadeassem ataques cronometrando ritmicamente seus golpes.

4° – Final Fantasy VII (Metascore 92)

Lançado pela primeira vez em 1997 para o PlayStation, Final Fantasy VII é um dos RPGs japoneses mais influentes e populares já desenvolvidos. Suas boas vendas e reação crítica positiva significaram que mais RPGs do Japão chegaram ao ocidente.

Foi um dos primeiros jogos em consoles domésticos que mostrou aos jogadores que grandes histórias podem ser tão boas nos videogames quanto em outros meios. Final Fantasy VII continua sendo um dos jogos mais amados de todos os tempos e está recebendo um remake completo para o PlayStation 4, que será lançado em março de 2020.

3° – Castlevania: Symphony Of The Night (Metascore 93)

Castlevania: Symphony of the Night foi lançado pela primeira vez no PlayStation como uma sequência de Castlevania: Rondo of Blood em 1997. É um RPG de ação e aventura paralelo que implementou exploração não linear com áreas interconectadas. É um subgênero de jogos que, juntamente com a série Metroid , se tornaria conhecido como Metroidvania.

Infelizmente, devido ao aumento da popularidade dos jogos 3D,  Symphony of the Night não foi um sucesso comercial. No entanto, tornou-se um sucesso cult nos anos que se seguiram e é elogiado por muitos meios de comunicação como um dos melhores jogos a serem lançados no PlayStation.

2° – Chrono Cross (Metascore 94)

Chrono Cross foi lançado no PlayStation em 1999. Foi desenvolvido pela Square como uma sequência do RPG SNES Chrono Trigger . É dirigido por Masato Kato, conhecido por escrever o roteiro de Chrono Trigger e Xenogears.

O sistema de combate do jogo semelhante ao Chrono Trigger , onde os personagens aprendiam e usavam técnicas especiais chamadas Techs. Além disso, o sistema Elements do jogo funciona como o sistema de materiais de Final Fantasy VII , o que significa que eles podem ser comprados e equipados. O enredo do jogo, centrado em universos paralelos, continua sendo um dos mais ambiciosos e complexos dos jogos, ganhando prêmios de Jogo do Ano em 2000.

Final Fantasy IX (Metascore 94)

Final Fantasy IX foi lançado pela primeira vez no PlayStation em 2000. Foi remasterizado para o PC em 2016 e portado para o PlayStation 4, Nintendo Switch e Xbox One em 2019. Foi o último jogo a ser lançado no PlayStation original e foi um retorno aos temas de alta fantasia vistos emtítulos anteriores de Final Fantasy .

Visualmente, foi um dos jogos mais bonitos de uma geração e sua história e personagens ainda são amados pelos fãs como um dos melhores jogos de toda a série. Com um Metascore de 94, é o JRPG mais bem avaliado no PS1.

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Latest News
Categories

Subscribe our newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.